
Três belas fatias de pizza sabor marguerita caíram no reluzente chão de porcelanato da sala. Tensão. Levantei da cadeira como um raio, dominado pelo instinto primitivo de resgatá-las antes que fossem contaminadas pelas onipresentes bactérias, mesmo sabendo que a tal regra dos cinco segundos não resiste ao mais simples experimento científico.
Os pedaços, ainda unidos pela massa, haviam caído com os ingredientes da cobertura virados para cima, o que, convenhamos, é bem difícil de acontecer. Peguei com a mão - que em tese estava mais limpa que o chão -, e coloquei em outra forma, ainda não usada. Pronto, a decisão de aproveitá-los ou não poderia ser adiada, embora todos soubéssemos que minha operação de resgate havia estourado com boa folga o limite mítico dos cinco segundos.
Voltamos à mesa e tentamos esquecer o assunto por alguns instantes, cientes de que dividíamos um certo contrangimento diante da difícil decisão que se aproximava. Mas não demorou muito até que restassem apenas três fatias sãs. O anfitrião sugeriu misturar as intactas com as contaminadas, numa espécie de roleta russa gastronômica. Todos riram, menos a esposa do engraçadinho que o fulminou com os olhos. Por fim, todos se declararam satisfeitos, era o melhor a fazer. O anfitrião disse então que comeria as fatias rejeitadas no café da manhã, sem preocupação. Seria uma falsa demonstração de coragem? Nunca saberemos.
No dia seguinte, resolvi fazer uma enquete perguntando o que as pessoas fazem numa situação como essa. A maior parte declarou que descarta, joga fora sem pestanejar. Alguns pais ou avós de cachorros dizem que dão para seus pets; afinal, eles costumam lamber coisas muito piores. Outros, ainda, buscam mais informações para embasar a tomada de decisão. O chão foi limpo recentemente? A pizza caiu numa área de circulação ou num local em que ninguém pisa? Os moradores têm por hábito deixar os sapatos no lado de fora da casa? Alguém mais viu?
E você: acredita na regra dos cincos segundos, joga no lixo na hora ou precisa de mais informações para decidir?
Este site utiliza cookies para garantir a melhor experiência.